O que esta por tras do mau halito e como se livrar dele

Dentista desmistifica as principais causas da halitose e as melhores formas de combate-la
Por Dra. Rosilene Uliana* Atualizado em six nov 2019, 19h06 - Publicado em 21 nov 2017, 15h37
o que fazer para controlar o bafo
A halitose afeta muita gente, mas, entendendo o que a causa, da pra controlar. Ilustracao: Fido Nesti/SAUDE e Very important

O olfato e poderoso. E o sentido que mais ligamos a memorias e emocoes. Envision, no entanto, se essa lembranca for negativa, como um odor relacionado ao mau halito. Pois e, para forty% da populacao brasileira esse risco e authentic. De acordo com a Associacao Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais, quatro em cada dez pessoas por aqui sofrem desse problema.

Diferentemente do que se escuta, a halitose, nome correto da disfuncao, nao esta sempre ligada a desordens estomacais. Na maior parte das vezes, entre 90 e 95% dos casos, o transtorno vem da cavidade bucal mesmo. Dai que o profissional mais indicado para avaliar e tratar a condicao e o cirurgiao-dentista.

As causas da halitose
Profissionais e pesquisadores ja identificaram mais de forty causas para o mau halito. Ja sabemos que a higiene bucal inadequada e um agravante para o problema, pois permite que restos de alimentos se acumulem entre os dentes, na lingua e na gengiva. Essa concentracao de residuos faz com que as bacterias que ja existem naturalmente na boca dissolvam as particulas de alimentos e, assim, liberem substancias com forte odor.

Outro fator que acarreta halitose e a chamada saburra lingual, camada branco-amarelada que se deposita na superficie da lingua. Formada por restos de comida, bacterias e celulas descamadas da boca, a saburra em si e um acontecimento standard. So que, quando se acumula e permanece no fundo da lingua, passa a representar uma encrenca. As bacterias presentes ali se aproveitarao dos residuos alimentares e, durante esse processo, soltarao enxofre, um fuel de cheiro intenso.

A placa bacteriana (ou biofilme), que se forma naturalmente na boca, e outra condicao que contribui para o mau halito. Dai a necessidade de take away-la frequentemente com a escovacao e o uso do fio dental. Outros problemas que afetam a gengiva e os dentes, caso da periodontite, tambem sao causa de halitose.

Tem mais uma situacao que colabora para o surgimento do odor ruim: a boca seca. E que a saliva ajuda na remocao de particulas e residuos na regiao. Essa caracteristica pode ser causada pela utilizacao de alguns remedios, cigarro e ate pelo fato de dormir com a boca aberta.

Estresse, dietas restritivas e mudancas hormonais tambem concorrem a favor do mau halito.

RELACIONADAS
Medicina

O que e halitose, quais as causas e os tratamentos e como prevenir
Medicina

Tire suas duvidas sobre o uso do fio dental
E o bafo matinal?
Ter mau halito ao acordar e typical.

Isso ocorre por causa do jejum aliado a diminuicao do fluxo de saliva que acontece normalmente durante o sono. No entanto, se apos o cafe da manha e a escovacao dos dentes o odor persistir, e importante buscar ajuda profissional. A halitose pode estar na area.

CONTINUA APOS A PUBLICIDADE
Da pra prevenir
Apesar da grande quantidade de causas, o mau halito pode ser evitado. Conselhos como comer de tres em tres horas ajudam, pois o jejum prolongado tende a gerar um odor bucal ruim. Cuidados com a alimentacao tambem sao validos: comidas muito salgadas, quentes ou condimentadas tornam a boca mais seca, cooperando com a situacao. Nesse sentido, alimentos como alho, cebola, carne vermelha, frituras e refrigerantes tambem cobram moderacao.

O alcool e o cigarro sao outros fatores que contribuem para o ressecamento bucal e, portanto, devem ser mantidos a distancia. No caso da bebida alcoolica, o problema acontece porque ela provoca uma grande descamacao de celulas bucais, cheias de proteinas que se transformam em enxofre. Ja o fumo, alem de contribuir para a reducao da saliva, costuma ter em sua composicao derivados de enxofre. Ponto para o mau halito.

Entre os aliados contra a halitose, vale destacar que alguns alimentos sao de grande valia. O consumo de comidas fibrosas, como maca e cenoura, ajuda, uma vez que que esses vegetais promovem uma limpeza entre os dentes e evitam o acumulo de residuos.

Na realidade, as recomendacoes para prevenir o mau halito no dia a dia sao simples: beber mais agua e higienizar bem a boca. O consumo de liquidos abaixo do ideal – cerca de two litros por dia – faz com que as glandulas salivares nao produzam a quantidade adequada de saliva, essencial no combate a halitose. Ja com mau halito estomacal relacao a higiene bucal, a dica e simples: escove os dentes e use o fio dental tres vezes ao dia apos todas as refeicoes, limpe a lingua e use enxaguante bucal, de preferencia sem alcool.

O diagnostico no dentista
Infelizmente, muitas pessoas com mau halito nao o percebem. Isso ocorre porque as celulas do nariz se acostumam com os cheiros apos algum tempo. Por isso, velhos truques como fazer concha com as maos e depois respirar o ar nao revelam o problema.

Diante disso, se esta desconfiado que seu halito nao esteja regular, peca para que alguem de confianca lhe avise se esta sentindo um odor desagradavel. O mais importante, em todo caso, e procurar o profissional em caso de suspeita. So o dentista sabera avaliar a boca e identificar de onde vem o problema. Assim como a melhor forma de trata-lo.

Tem tratamento
O diagnostico no consultorio do dentista e feito primeiramente por meio de uma analise da boca do paciente e de seu historico. Tambem podem ser realizados exames que medem a quantidade e a qualidade da saliva (sialometria), a quantidade remedio para mau halito de enxofre exalada na respiracao, a presenca de ronco e de apneia…

Entretanto, a realizacao de todos esses exames nao substitui o mais importante: a checagem do halito pelo olfato humano. Por isso, o cirurgiao-dentista tem de avaliar, por meio de seu olfato, o halito do paciente. Essa checagem e chamada teste organoleptico. Ainda hoje e considerado o metodo mais confiavel e seguro.

Atualmente, os tratamentos vao desde a adocao de uma dieta balanceada ate mesmo o uso de laserterapia e eletroterapia, tecnicas que regeneram a funcao das glandulas salivares.

* Dra. Rosilene Uliana e cirurgia-dentista e coordenadora da Comissao de Halitologia do Conselho Regional de Odontologia de Sao Paulo (CROSP)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *